Mon 06 May 2019 07:13:43 PM -03

Expressão corporal como processo de desrobotização.

Sumário

Sessão prática para dançar salsa em estilo livre! Dance só ou em companhia! Afugente o tédio e a angústia balançando sua carcaça!

Não é necessário nenhum conhecimento prévio sobre dança, muito menos a ideia de que para dançar é preciso já "saber" dançar.

Descrição

Seguindo o exemplo do projeto Tour Delírio, esta é uma iniciativa de re-aproximação entre música, dança e tecnologias de expressão e socialização no contexto do capitalismo de vigilância que, além de coletar informações, também induz comportamentos, reconfigurando não apenas o corpo como principalmente o seu movimento.

Gleick já apontara, em seu livro sobre Informação o fato que "os tambores [africanos] transmitiam informações. Em suas próprias culturas, em certos casos um tambor podia ser um instrumento de sinalização, bem como o clarim e o sino, usados para transmitir um pequeno conjunto de mensagens: atacar; recuar; ir à igreja. Mas eles [europeus] jamais poderiam imaginar que os tambores falassem."

Tambores codificam informação muito antes de Morse ou Shannon terem seus insights. A dança é uma resposta ao som do tambor e, em muitos casos, também retroalimenta a execução musical nas situações de contato direto entre quem baila e quem toca a percussão.

A dança, longe de ser uma manifestação puramente "emocional' (para quem opera este tipo de divisão), também utiliza diversos recursos cognitivos de noção espacial e de poliritmia que podem ser entendidos dentro do esquema de agrupamentos de Piaget: é a partir da experimentação do sistema motor que surge o pensamento abstrato, que posteriormente pode incidir de volta nas execuções motoras.

Mas chega de bláblablá e vamos dançar! Nesta prática ninguém falará nada: ouviremos música enquanto coreografamos de acordo com nossas percepções e afetos, passeando do broacast (alguém propondo passos) ao multicast (todo mundo se influenciando). Dialogaremos apenas usando nossos corpos.

Notes

Necessário um local com chão liso porém não escorregadio e onde seja possível tocar música em volume razoável sem causar nas outras atividades.

Roteiro

|| Música                                       || Movimentações                                        ||
|| Wendell Rivera - Manhattan                   || Alongamentos: ombros, braços, plexo solar, pernas    ||
|| Richard Bona & Mandekan Cubano - Jokoh Jokoh || Ouvir e bater a clave                                ||
|| Idem                                         || Posição de dança européia versus afrocubana          ||
|| Idem                                         || Pés marcando o tempo                                 ||
|| Idem                                         || Idem, andando                                        ||
|| Idem                                         || Idem, em dupla                                       ||
|| Idem                                         || Idem, fazendo figuras diversas, em dupla             ||
|| Idem                                         || Pés marcando os três tempos e a pausa da salsa       ||
|| Idem                                         || Idem, andando pra frente e pra trás                  ||
|| Idem                                         || idem, andando pra frente e pra trás alternadamente   ||
|| Idem                                         || Passo básico da salsa, no tempo                      ||
|| Idem                                         || Passo básico lateral                                 ||
|| DJ Alexio - Primera                          || Improvisação múltipla                                ||
|| La Maxima 79 - Fabry's Swing                 || Improvisação múltipla                                ||
|| Rio Salsa - Mezcla                           || Improvisação múltipla                                ||
|| Papucho & Manana - Tu Papi soy Jo            || Improvisação múltipla                                ||
|| JG el Dueño del Party                        || Improvisação múltipla                                ||
|| Los 4 - Arrebatate                           || Improvisação múltipla                                ||
|| Los 4 - Lo Que Tengo Yo                      || Improvisação múltipla                                ||
|| Calle Real - Rompiendo Murallas              || Improvisação múltipla                                ||